B. F. Skinner eo Behaviorismo Radical
8 de novembro de 2017
Alfred Adler e a Psicologia Individual
8 de novembro de 2017

Frederick S. Pearls e a Gestalt Terapia

O ponto de vista e o método de interpretação incluídos sob o nome de Psicologia gestáltica tiveram origem na Alemanha em época recente : 1912. Geralmente se atribui a Max Wertheimer o papel de fundador do movimento na Alemanha; mas Kurt Kaffker, Wolfgang Kohler e Kurt Lewin, tornaram-se os principais defensores do ponto de vista da Gestalt nos E.U.A.
2 O que é Gestalt

Gestalt é uma escola de psicologia que tem como princípio mais importante, a abordagem de que uma análise das partes nunca pode proporcionar uma compreensão do todo, uma vez que o todo e definido pelas interações e interdependências das partes. As partes de uma Gestalt não mantém sua identidade quando estão separadas de sua função e lugar no todo.
A finalidade da psicologia de campo cognitivo, ( assim também chamada a Gestalt ) e a de formular relações testadas que predizem o comportamento das pessoas individuais em seus espaços vitais. Assim, para compreender e predizer tal comportamento, deve-se considerar uma pessoa em seu meio psicológico como uma tendência de fatos e funções interdependentes.
A psicologia do campo cognitivo é psicologia social, interpessoal, que constitui um processo interativo entre uma pessoa e sue meio psicológico.

Conceitos principais.

O organismo como um todo, e o indivíduo, fazem parte de um todo, suas partes individuais interagem entre si e o meio psicológico.
Ênfase no aqui e agora e tendência de viver com a atenção voltada para o presente ao invés do passado ou futuro, é, em si, algo bom que leva ao crescimento psicológico.
A preponderância do Como Sobre o Porquê e o determinante causal – o porque – da ação e irrelevante para qualquer compreensão plena da mesma: toda ação tem em causas múltiplas, assim como toda causa tem causas múltiplas e as explicações de tais causas nos distanciam mais e mais da compreensão do ato em si.

Alguns dos princípios que regem a formação das Gestaltes perceptuais.

a) Relação figura-fundo => para o gestaltista, a figura se forma mais claramente que o fundo, isto é , possui estrutura mais perfeita e mais resistente à mudança.

b) Fechamento => a figura significante, quando emerge é vista como uma totalidade e, não, fragmentariamente.

c) Outros princípios de organização:
1: Semelhança => As coisas semelhantes tendem a entrar “naturalmente” em grupos ou a ser percebidos como todo.

2: Proximidade => As coisas e objetos próximos no espaço ( ou no tempo ) tendem a agrupar-se em unidades.

3: Formas fechadas e bom contorno => Formas geométricas fechadas são vistas como unidades, são mais facilmente percebidas como todos unitários do que figuras vagas e mal feitas.

A importância da Gestalt na aprendizagem.

A psicologia da aprendizagem do campo cognitivo desenvolvel-se numa tentativa de formular princípios científicos da aprendizagem que sejam extensamente aplicáveis às situações de sala de aula. Seus defensores advogam sua eficiência com base em resultados educacionais comprovados cientificamente. Seus adeptos estão convencidos de que, à luz do presente estágio do desenvolvimento científico, esta teoria da aprendizagem, com maior probabilidade do que qualquer outra teoria que se conhece conduz aos resultados mais produtivos em procedimento na sala de aula.
Uma teoria de aprendizagem do campo cognitivo descreve como a pessoa chega à compreensão de si mesma e do seu mundo em uma situação em que seu self e seu meio compõem uma totalidade de eventos, coexistentes em mútua interdependência. Envolve o tipo de generalização sobre aprendizagem que pode ser aplicada a pessoas reais em situações escolares, estando associada a funções de conhecimento e compreensão que dão significado às situações.
Na teoria de campo, a aprendizagem é definida em poucas palavras, é um processo através do qual uma pessoa adquire novos insights, estruturas cognitivas ou mudanças sem antigas estruturas. Não é um processo associacoinista, mecanicista, de conexão de estímulos que se encontram e respostas que são emitidos por um organismo biológico.
ex.: O professor relembra os alunos das combinações que já conhecem e pede que as revejam, até que fique evidente que todos os conhecem bem. O processo de revisão poderia parecer, superficialmente, um exercício de treino no sentido tradicional, mas há uma diferença fundamental entre eles. O professor certifica-se de que os alunos compreendem as relações envolvidas.
Resumindo: a teoria de campo cognitivo, pode-se dizer que uma pessoa aprende através da diferenciação, generalização e restruturação da sua pessoa e do seu meio psicológico, de tal forma a adquirir insights novos ou modificados, compreensões ou significados, realizando assim mudanças na motivação, no sentimento de pertencer a um grupo na perspectiva de tempo e na ideologia. Desta forma, a pessoa adquire controle de si mesmo e do seu mundo. Então, a aprendizagem, concisamente definida, é um processo de aquisição ou mundança de insights, perspectivos, expectativos ou padrões de pensamento.
Na abordagem de campo cognitivo da situação escolar, cada professor e cada estudante é considerado uma pessoa inseparável do seu meio psicológico. A única função do professor é implementar o desenvolvimento de insights úteis e ajudar os estudantes a tornarem suas personalidades mais adequadas e harmoniosa, isto é, mais inteligentes.
Para que um professor ensine um estudante de maneira significativa, é imperativo que haja uma intercessão do espaço vital do estudante com o espaço vital do professor e com os outros espaços vitais da sala de aula. Espaços vitais interseccionam-se quando possuem regiões comuns. Para assegurar uma interseção adequada de espaços vitais, um professor deve investigar as varias regiões doa espaços vitais dos seus estudantes.

 

Bibliografia:
_”Teorias da Aprendizagem para professores “de Moris L. Bigge capítulo 8 página 206
_”Grandes Experimentos da Psicologia”de Garret capítulo 4 página 86
_”Teorias da Personalidade” -capítulo 5 página 127 Frederick S. Pearls ( por Elizabeth Lloyd Mayer)


Warning: Trying to access array offset on value of type null in /home/u659184722/domains/psicologia.inf.br/public_html/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 259
Sérgio

Os comentários estão encerrados.